sexta-feira, junho 13, 2008

Portugal e os portugueses.....

Mais um Europeu e os portugueses voltam a ter esta espécie de orgulho nacional. A cada jogo deixam-se levar pelas emoções, a cada vitoria uma explosão de alegria e festa contagiante.

A cada jogo da selecção o povo português une-se em volta desta febre que teve inicio no Europeu de 2004, a união chega a ser de tal forma grande e incompreensível (até mesmo parvo), não percebo a razão pela qual 99% da população só se sente português nos dias dos jogos da selecção - Que raio de nacionalismo é este que existe.

Não estou a criticar o apoio à equipa das quinas, bem pelo contrário, até porque gosto de futebol, mas francamente há que ter as coisas no sitio.

Dou um exemplo: Esta semana, devido à greve (quer dizer espécie de greve uma vez que eles estão preocupados com ele próprios) dos camionistas, muitas das bombas ficaram vazias e em Lisboa a corrida ao resto do stock originou enormes filas de transito (e provavelmente muita discussão), mas lá está - bastou um golo da selecção e do meio da fila surge um buzinão de felicidade.

É fantástico como no meio de tantos problemas um jogo apenas é suficiente para tirar a cor cinzenta que pinta o nosso país. É por este motivo que espero (e rezo) que Portugal seja campeão desta vez, nem que seja para por um sorriso nas caras apáticas dos portugueses.

Mas para se ter uma ideia mais geral do estado actual do nosso país devem ler este post de Nuno Markl. Aliás ponho aqui uma frase que mostra (num sentido incrivelmente humorístico) aquilo que eu digo: " Sinto que devo agradecer a Deus Nosso Senhor por nos ter proporcionado mais esta vitória no Euro 2008. (...) no ambiente de histeria generalizada em que andamos (filas nas bombas de gasolina! Gasolina esgotada! Supermercados com as prateleiras a ficar vazias! Pessoas atropelando outras!), tenho a nítida sensação que, se Portugal tivesse perdido, a camada de nervos ia rebentar e isto ia ser apocalíptico".....e assim vai Portugal.

Deixem-me ir por, agora, uma bandeira (made in China) de Portugal na varanda....

Sem comentários: